A maioria das pessoas passa o tempo no telemóvel enquanto janta ou almoça fora. Podemos aprovar ou desaprovar este comportamento, mas para já, o foco será apenas… e se usarmos isto a nosso favor?

Como? Marketing WiFi para restaurantes!

Mas Luis… o que é isso de Marketing WIFI?

Simplificando, é oferecer WiFi gratuito aos clientes do teu restaurante em troca de algumas informações sobre si mesmos, como endereço de e-mail ou perfis de redes sociais.

O marketing WiFi utiliza uma página inicial de login para recolher as informações dos clientes do restaurante, que posteriormente podemos utilizar para fornecer anúncios direcionados ou outras estratégias, como email marketing.

marketing wifi

Ao efetuar ligação à rede WiFi, os clientes serão redirecionados para uma página de login, onde podem inserir o endereço de e-mail ou login das redes sociais para obter acesso ao WiFi.

A escolha dos requisitos da página de login, depende dos objetivos de marketing. Por exemplo, se optares pelo marketing de WiFi com foco nas redes sociais, terás clientes a seguir a página do Facebook ou Twitter do teu restaurante, em troca do acesso ao WiFi.

Além destes aspetos, o Marketing WIFI permitirá entender melhor o comportamento de compra dos clientes e saber mais sobre:

 – Quem visita o restaurante

– Com que frequência o cliente volta

– Tempo de Permanência

– Quais as ofertas/campanhas enviadas são mais recetivas.

Benefícios de usar o marketing WiFi nos restaurantes

Criar uma base de dados de Clientes

Recolher e-mails em WiFi significa que, geralmente, os clientes obtêm acesso WiFi em troca de endereços de e-mail. O que irá permitir criar uma base de dados valiosa.

Podemos usar estes dados para criar campanhas de marketing por e-mail automatizadas, apresentando-as com entrega gratuita, aperitivos gratuitos no local ou qualquer outro tipo de desconto e promoções.

Tirar partido de dados comportamentais

Dados como data da primeira visita, frequência da visita e data da visita mais recente são muito valiosos para criar campanhas de e-mail direcionadas que farão com que os clientes voltem.

Aumentar as vendas futuras com recurso ao tempo de permanência e número de clientes.

Por exemplo, se os clientes não passam tempo suficiente no restaurante, pode valer a pena investigar porque isso acontece. Será que seria boa ideia mais entretenimento? Que tal aumentar um pouco o volume da música por um tempo?

Preparar um local especial onde as pessoas podem tirar fotos de si mesmas para o Instagram e ver quanto tempo passam lá ou com que frequência voltam a esse local. Além disso, podemos incentivá-los a partilhar fotos nas redes sociais usando a hashtag do restaurante. “user generated content” no seu melhor.

Atenção à Privacidade

Como o WiFi para restaurantes implica a recolha de dados do cliente, precisamos de estar muito atentos à privacidade. O sistema deverá sempre cumprir a legislação RGPD.

Opções de implementação

Para implementar o marketing WiFi para restaurantes devemos utilizar uma plataforma que permita captura de e-mail e se possível, análise de dados.

Existem muitas opções de software no mercado, mas devemos sempre testar antes de tomar a decisão de compra. Outra opção é a utilização dos serviços nativos dos ISP.

Bloom Intelligence – inclui uma demonstração gratuita

Beambox – inclui demonstração gratuita

Vodafone Business WiFi

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