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Curso Chef Cozinha

600.00 3,375.00

O Objetivo desta autêntica TOOLBOX de Gestão de  Cozinha é fornecer meios eficazes e operacionais de comunicação e gestão entre os diversos quadros (Diretores F&B e Direção de hotel e CEO), promovendo uma gestão de custos eficaz, uma comunicação alinhada com os objetivos definidos, uma gestão de pessoal focada nas pessoas.

Metodologia de Ensino: E-learning  (online)

Tem dúvidas? Consulte as FAQ´S do Curso

Descrição

Curso Profissional Chef Cozinha

O Curso de Chef de Cozinha conta a experiência do Coordenador Técnico Chef Paulo Pinto de 34 anos de Cozinha a nível nacional e internacional, foi possível identificar as principais áreas de atuação nas quais é necessária uma formação mais eficaz e abrangente. Neste sentido desenvolvemos vários módulos que permitem a gestão da Cozinha, bem como a criação de ferramentas concretas que possibilitem uma maior eficácia e desempenho.

Curso Chef Cozinha
  • Foco Internacional – A ACPP recebe alunos de todas as Nacionalidades
  • Cursos Certificados – Todos os Cursos da ACPP são Certificados e Reconhecidos : DGERT, WACS

    Foco nas Pessoas – Adaptamos os Conteúdos as Necessidades de Cada Grupo

  • Desafio aos Alunos – Promovemos Desafios Constantes nas Aulas Práticas
  • Mercado TrabalhoCurso Profissional Pastelaria e Padaria, Taxa de Empregabilidade superior a 90%,  promovemos a realização de estágios profissionais e apoiamos a colocação no mercado de trabalho
Certificação

Conteúdos Introdução à Gestão de Alimentação e Bebidas (48 Horas)

Lúcia Marques

I. O papel da gestão de alimentação e bebidas-F&B (4 horas)
▪ O que é a gestão de F&B?
▪ Qual o seu papel e importância?
▪ Quais as suas características?
▪ O departamento de F&B no contexto hoteleiro
▪ Estrutura do departamento de F&B
▪ Qual o papel de um director de F&B?
▪ A interacção do departamento de F&B com as restantes áreas e secções

II. Compras e aprovisionamento (4 horas)
1. Compras
▪ Qual o papel do responsável de compras?
▪ Definição de procedimentos
▪ Ferramentas de gestão
▪ Escolha de fornecedores
▪ Processo de encomendas
2. Aprovisionamento
▪ Recepção e verificação de mercadorias
▪ Controlo de registo
▪ Distribuição
▪ Economato
▪ Gestão do armazenamento
▪ Higiene e controlo

III. Controlo (4 horas)
1. Definição de standards
▪ Standards de compras
▪ Standards de produção
2. Elaboração de custos
▪ Estrutura de controlo
▪ Mercadorias consumidas vs mercadorias vendidas
▪ Custo por ponto de venda
▪ Rácios
3. Análise de custos
▪ Diários e acumulados
▪ Optimização da gestão

IV. Desafio (4 horas)
Os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a apresentar o seu restaurante, descrevendo o
produto, desenhando a estrutura e definindo standards. Trabalho em formato de power point,
mínimo 10 slides, máximo 15.

V. Apresentação de trabalhos (4 horas)
Apresentação dos trabalhos para a turma.

VI. Engenharia de menus (4 horas)
1. O menu é um cartão de visita
▪ Famílias de produtos
▪ Desenho de carta
2. Análise de menus
▪ Lei de Omnes
▪ Lei de Hurst & Smith

VII. Desafio (4 horas)
Com base no negócio desenhado no primeiro desafio, os alunos terão de desenhar o seu menu,
respeitando os princípios da engenharia de menus.

VIII. Apresentação de trabalho (4 horas)
Apresentação dos trabalhos para a turma.

IX. Orçamentação (4 horas)
1. O que considerar?
▪ Receitas
▪ Custos de F&B
▪ Custos de staff
▪ Custos de operação
2. Como defenir um orçamento?
▪ Custos & margem

X. Desafio (4 horas)
Qual a viabilidade do nosso negócio? Considerando os negócios desenhados, os alunos vão projectar
o seu orçamento. Trabalho apresentado em excel.
XI. Apresentação de trabalho (4 horas)
Apresentação dos trabalhos para a turma.

XII. Gestão e Controlo de Bar
▪ Princípios da gestão de um bar
▪ Facturação
▪ Inventários
▪ Fichas técnicas

Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.

Conteúdos Recursos Humanos (24 Horas)

Américo Baptista

O conteúdo programático deste curso pretende abranger a totalidade da jornada do empregado (employee life cycle ou employee journey mapping) numa organização, na dupla vertente de líder e liderado, desde que toma conhecimento da organização até que dela sai.

Neste curso serão descritos os diversos momentos da experiência do colaborador numa organização e serão identificados os objetivos de cada um dos momentos na perspetiva do desenvolvimento da organização e da satisfação do empregado.

Serão analisadas criticamente diferentes abordagens a cada um dos momentos da jornada do empregado, sempre com base nas práticas e conceitos mais recentes.

No final do curso, os formando deverão estar aptos a reconhecer, promover e conceber práticas de gestão de pessoas que permitam a harmonização entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais/profissionais.

O curso oferecerá ainda uma perspetiva da evolução histórica dos conceitos de “trabalho” e “gestão de pessoas” para melhor compreensão do momento actual e da importância desta disciplina na produtividade e sustentabilidade das organizações – atuais e futuras – e no bem estar psicossocial dos empregados.

Conteúdos Nutrição e Dietética (18 Horas)

Juliana Sato

  • Macronutrientes e Micronutrientes
  • Gastronomia Funcional básica
  • Alimentos e suas propriedades
  • Alergias e Intolerância Alimentares e aplicação na restauração Portuguesa
  • Alimentos que contem Glúten
  • Cozinha Vegan e Vegetariana – conceitos e como equilibrar pratos

Programação Neurolinguística (24 Horas)

Paula Trigo

Conteúdos HACCP + Segurança na Cozinha (18 Horas)

Filipa Valente

– Introdução ao sistema HACCP

– Tipos de perigos nos alimentos

– Pré-requiitos do HACCP

– Noções de higiene

– Conservação e armazenamento de géneros alimentícios

– Etapas de aplicação do sistema

Conteúdos Marketing (12 Horas)

Lúcia Marques

Introdução ao Marketing – Lúcia Marques
I. Fundamentos do Marketing – 4 horas
1. O que é o marketing
▪ O que é o marketing e o que não é marketing

2. Quais as funções do marketing
▪ Para que serve o marketing? O que mudou?

3. Conceitos base
▪ Necessidade, desejo e procura
▪ Público-alvo, segmentação, posicionamento
▪ Oferta e marca
▪ Valor e satisfação
▪ Canais de distribuição, venda e comunicação
▪ Concorrência
▪ Actores e envolvente

4. O marketing mix
▪ Os P’s

II. O marketing de serviços e a restauração – 4 horas
1. O que é um serviço
▪ O que é e o que engloba um serviço
▪ As indústrias no sector de serviços
▪ Características e desafios
▪ O marketing mix dos serviços

2. Classificação de serviços
▪ A importância da classificação
▪ Como classificar

3. As tecnologias nos serviços
▪ Qual o impacto?

4. O serviço da restauração
▪ Encenação – ambiente, actores, standards, público-alvo

III. Criação e desenvolvimento de serviços – 4 horas
1. Planear
▪ Definição de objectivos e público-alvo
▪ Identificação de recursos
▪ Análise da concorrência▪ Definição da composição do serviço: base, adicionais, entrega e pós-venda

IV. Desafio – 4 horas

Os alunos recebem um briefing de um cliente com a seguinte informação:
✓ Necessidade de redefinir um restaurante que apresenta maus resultados
✓ Informação sobre o que se passa actualmente no restaurante – procura, serviço e cliente
✓ Localização onde está inserido
✓ Concorrência do restaurante – quais os restaurantes que o rodeiam e o que oferecem
✓ Caracterização do potencial cliente e envolvente
Com os conceitos adquiridos, os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a fazer a seguinte proposta:
Definição de nova oferta:
✓ Tipo de cozinha com sugestão de carta
✓ Intervalo de preços
✓ Posicionamento
✓ Canais de venda e comunicação

V. Apresentação de trabalhos – 4 horas
Na última aula os alunos apresentam o trabalho lançado pelo desafio em formato de powerpoint, com um mínimo 10 slides, máximo 15.
Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.

Conteúdos Marketing Digital na Restauração (28 Horas)

Luis Matias

Conteúdos História da Cozinha (20 Horas)

Virgílio Gomes

Sumário – História da Alimentação

– A Alimentação Primitiva
– O aparecimento do Fogo e as primeiras formas de confecionar
– Os primeiros utensílios culinários
– A importância do Fogo e a nova ordem social
– A comida como mais do que sustento, produção, distribuição e consumo
– A revolução do pastoreio, a domesticação e criação seletiva
– A organização da agricultura
– A Antiguidade Clássica e os primeiros registos culinários
– O uso da comida como meio e índice de diferenciação social, os ritos e os
rituais
– A história comparada e a evolução das mentalidades, da política, da
sociedade, da cultura e da comida
– A Cozinha Medieval, confeções e os seus produtos
– O Renascimento, as Descobertas e os novos produtos
– O comércio a longa distância e seus intercâmbios culturais
– A primeira globalização
– Como se começam a definir a fixação de grandes identidades regionais
através da comida e a origem política, religiosa e social de algumas
decisões
– A alteração dos espaços das cozinhas
– As grandes alterações da Mesa e seus comportamentos
– A grande produção de açúcar, e a importância das Américas
– A cozinha de ostentação e o Barroco
– O Comércio alimentar a longa distância
– A cozinha seletiva do século XIX e os novos manuais de cozinha
– O início da crítica gastronómica

II

– A invenção do restaurante, e o início da massificação do Turismo
– Mais produtos novos, e as novas técnicas culinárias
– A definição das Cozinhas Regionais, o caso de Portugal
– A alimentação como produto identitário de uma região, terroir
– As questões da evolução do receituário face à tradição
– A “Nouvelle Cuisine” e os seus mandamentos
– A cozinha / gastronomia como cultura, e a classificação como Património
Imaterial
– Os Patrimónios Nacionais

Conteúdos Organização de Eventos (20 Horas)

Jorge Fernandes

Conteúdos Gastronomia Regional (20 Horas)

Amilcar Malhó

GASTRONOMIA REGIONAL

– Alimentação/Gastronomia/Vinhos

– Alimentação regional/Gastronomia regional

– Gastronomia Património Cultural de Portugal

– Confrarias e outras ‘entidades’ de defesa e promoção da gastronomia portuguesa

– A oferta gastronómica regional/nacional

– O papel da Gastronomia na oferta turística

COMUNICAÇÃO

– O que é a comunicação?

– A comunicação como ‘ferramenta’ de venda.

– Os meios de comunicação clássicos (jornais, rádios, televisões) e as novas tecnologias.

– Comunicação e marketing na sala.

Conteúdos Liderança  (24 Horas)

Paula Trigo

1 ª Edição – 20 de Setembro a 25 de janeiro 2022

Horário: 18h às 22h – 2ª a 6ª feira

  • Inscrições Abertas

  • Acesso a Plataforma E-learning
  • Inscrições Abertas

  • Acesso a Plataforma E-learning ACPP em 24 Horas
  • Aulas Assíncronas e Exercícios
  • CPP em 24 Horas
  • Aulas Assíncronas e Exercícios sempre disponíveis
  • Aulas Síncronas e Presenciais Agendadas conforme disponibilidade do Formando e Calendário da Disciplina

Nota: Todo o Curso pode ser feito Online

Pagamento Total Valor Promocional : 2950€

Pagamento Parcelado:

Inscrição: 950,00€

Pagamento Parcelado: 4 X 600,00€

Total: 3350,00€

Público em geral interessado em adquirir conhecimentos na área da cozinha e pastelaria profissional num espaço temporal reduzido, com Chefs Profissionais

Profissionais da área que queiram evoluir na carreira

Profissionais no ativo, com necessidades Formativas de base profissional e certificação

Profissionais que gostem da área de cozinha e que queiram mudar de profissão

Requisitos Mínimos:

Dois anos de Experiência de Cozinha/Pastelaria  Comprovados (documento entidade empregadora)

ou

Curso Profissional Cozinha e Pastelaria ACPP + 1 ano Experiência Profissional Comprovada  (documento entidade empregadora)

ou

Curso Profissional Cozinha e Pastelaria de outras entidades + 2 anos experiência cozinha Comprovados (documento entidade empregadora)

Deverá verificar quais as datas disponíveis na página do Curso Campo Edição/Datas

Após a inscrição o formando terá acesso ao calendário com os momentos Síncronos e Presenciais para agendar quais os que melhor se ajustam ao seu ritmo se aprendizagem

Aulas síncronas é quando o professor e o aluno estão em aula ao mesmo tempo, ou seja online.

Uma sessão assíncrona é realizada em tempos diferentes pelos intervenientes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não precisam de estar reunidos no mesmo local físico ou ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. Assim, o emissor envia uma mensagem ao recetor que a pode ler e responder noutra altura.

Sim se preferir pode optar por ter apenas aulas online, obtendo de igual modo certificação.

Sim todos os cursos ACPP são certificados am ambos os todos modelos de ensino  E-learning, B-learning e Presencial

Não é obrigatório, no entanto para o melhor aproveitamento das aulas síncronas aconselhamos a sua aquisição.

Não é obrigatório, no entanto para o melhor aproveitamento das aulas síncronas aconselhamos a sua aquisição.

As aulas síncronas funcionam com a presença do formador que dará a aula em modo demonstrativo podendo os alunos colocar questões e produzir a receita em simultâneo.

Nas aulas assíncronas serão disponibilizados conteúdos com exercícios práticos através de vídeos e fichas técnicas que deverá realizar num tempo estimado de duas horas.

As Aulas Presenciais decorrem na Instalações da ACPP em Lisboa

A Inscrição no Curso Intensivo Cozinha e Pastelaria é Exclusiva On-line, a garantia de participação implica o pagamento Mínimo de 50% do Valor do Curso

Tipos de Pagamento/Garantia de Vaga

Pagamento Total: A sua vaga é imediatamente garantida

DEVOLUÇÃO PAGAMENTO EM CASO DE CANCELAMENTO:

 – Cancelamento por parte da ACPP

Em caso de não realização do curso por algum impedimento por parte da ACPP os prazos de devolução do valor da inscrição:

Pagamentos por paypal : até 2 dias úteis

Pagamentos por transferência bancária: até 7 dias úteis

– Cancelamento por parte do Aluno

Em caso de Cancelamento de Participação por parte do aluno:

– Poderá optar por utilizar o valor numa próxima edição ou outro curso

– Indicar (por escrito) outro Participante no curso

– Os valores Pagos não serão devolvidos em Caso de Desistência do Aluno

– Situação Excecional COVID-19

– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.

– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.

– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.

– Situação Excecional COVID-19

– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.

– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.

– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.

Equipa Formativa

Lúcia Marques
Lúcia MarquesTrade Strategy Manager - Grupo Hotéis Real
Américo Baptista
Américo BaptistaDireção RH - Grupo Hotéis Real
Juliana Sato
Juliana SatoMestre Cozinha
Paula Trigo
Paula TrigoExecutive coaching and training
Filipa Valente
Filipa ValenteMestre em Tecnologia Alimentar
Luis Matias
Luis MatiasMarketing Manager ACPP
Virgílio Gomes
Virgílio GomesGastrónomo
Jorge Fernandes
Jorge FernandesCorporate Executive Chef
Amilcar Malhó
Amilcar MalhóJornalista gastronómico

Informação adicional

Edição/Método

20 setembro a 25 de janeiro 2022

Tipo de Inscrição

Pagamento Total do Curso, Inscrição, Pagamento Parcelas

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Phone: +351 21 362 27 05

Web: ACPP - Formação

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