Vencedores do concurso de cozinha Vegan!

É com imenso orgulho que anunciamos os finalistas do Concurso de Cozinha Vegan deste ano. Parabéns a:

  1. Carina Monteiro (ACPP)
  2. Leonardo Mendes (EHTS)
  3. Shaquila Antonio (ACPP)

Estes alunos destacaram-se pela sua criatividade, habilidade e inovação, mostrando o melhor da cozinha plant-based.

Já sabemos quem são os finalistas do concurso de cozinha vegan

É com enorme entusiasmo que anunciamos os seis finalistas do Concurso de Cozinha Vegan deste ano! Estes estudantes sobressaíram nas etapas anteriores e estão agora a preparar-se para brilhar na grande final.

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa: Pedro Nogueira, António Rosado

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal: N’Suwami Lobo, Leonardo Mendes

Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal: Carina Monteiro, Shaquila António

Descubra a revolução da cozinha vegan com Violife, ACPP e Escolas de Hotelaria

O Concurso de Cozinha Vegan, iniciado em 2022 numa parceria entre a Violife e ACPP, é um evento anual que destaca os talentos emergentes da cozinha e pastelaria de Portugal. Com a inclusão da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Setúbal em 2023, o concurso continua a expandir seu impacto, fomentando a inovação, a sustentabilidade e a criatividade na gastronomia plant-based.

O desafio consiste na criação e preparação de pratos principais e sobremesas com base 100% vegetal.

Este ano, estudantes das melhores escolas do país competirão para criar pratos principais e sobremesas deliciosas, utilizando ingredientes 100% vegetais. Este evento, realizado em parceria com a Violife, ACPP e as Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Setúbal, celebra a inovação, a sustentabilidade e a criatividade na gastronomia.

Descubra os talentos emergentes da cozinha e pastelaria vegan  de Portugal no nosso desafio culinário único.

Etapas do Concurso de Cozinha Vegan

O concurso está a decorrer em várias etapas emocionantes. As semifinais já tiveram lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa no dia 14 de Novembro e na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal no dia 15 de Novembro.

A próxima etapa será a semifinal na ACPP, marcada para o dia 21 de Novembro. A grande final, um momento de celebração da inovação culinária plant-based, acontecerá no dia 29 de Novembro na ACPP, revelando os futuros chefs de cozinha vegan do país.

Avaliação

Os pratos serão avaliados com base na organização e cumprimento das regras HACCP, sabor e textura, empratamento, correta utilização das técnicas culinárias e a correta manipulação do produto Violife Professional, valorizando o produto na receita

Prémios do Concurso de Cozinha Vegan

Primeiro prémio: Formação adicional em Cozinha e Pastelaria Vegetal
Segundo prémio: Robot de Cozinha Kenwood
Terceiro prémio: Jantar para duas pessoas no Restaurante Encanto (Estrela Michelin com menu Plant Based)

 

A dieta plant-based

A dieta plant-based tem ganhado destaque como uma das principais tendências alimentares em todo o mundo e tem conquistado cada vez mais adeptos em Portugal. De acordo com um estudo realizado pela consultora Lantern, cerca de 12% da população portuguesa aderiu a uma dieta de base vegetal, que inclui veganismo, vegetarianismo e flexitarianismo. Mesmo entre os consumidores que mantêm dietas onívoras, há um interesse crescente em reduzir o consumo de lacticínios, produtos à base de carne e enchidos.

Refeições de base vegetal um desafio

A crescente procura por refeições de base vegetal representa um desafio, bem como uma oportunidade para o setor HoReCa, no qual cada vez mais chefs e pasteleiros estão a adotar opções inteiramente vegetais nos seus menus para responder às necessidades de uma clientela diversificada e consciente. As EHT de Lisboa e Setúbal e a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal estão na vanguarda da formação de profissionais de cozinha e pastelaria e já incluem conteúdos sobre cozinha de base vegetal nos seus cursos.

Este concurso tem como objectivo  preparar os futuros cozinheiros para um mercado cada vez mais exigente, onde a gestão de diferentes regimes alimentares e restrições se tornou parte integrante da rotina culinária.

Parceiros do Concurso

Violife

A marca Violife é líder mundial em alternativas 100% vegetais ao queijo e faz parte da multinacional Upfield, a maior empresa de produtos alimentares de base vegetal do mundo. Fundada em 1991, na Grécia, Violife disponibiliza produtos 100% vegetais bons para o planeta e bons para as pessoas. Em Portugal, a marca Violife conta com uma ampla gama de alternativas ao queijo e às carnes frias e pode ser encontrada em retalhistas, grossistas e através de distribuidores alimentares para o canal Horeca.

Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal

A ACPP foi fundada no ano de 1977, representa legalmente os profissionais portugueses de cozinha e de pastelaria a nível nacional e internacional.
Com sede em Lisboa, tem cerca de 3000 associados e representa Portugal junto da Federação Mundial de Associações de Cozinheiros, World Association of Chef’s Societies (WACS), que inclui cerca de 110 países e mais de 1,5 milhões de associados.
Integra um polo de Formação de Cozinha Certificado e representa Portugal a nível internacional através das Equipas de Competição Culinária ACPP

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Foi a primeira Escola de Hotelaria e Turismo, em Portugal e mantém, desde então, o propósito de formar profissionais com uma sólida qualificação técnica e um forte sentido ético. Além de promover a estreita relação com a comunidade, tem sido uma referência na diversidade, multiculturalidade e internacionalização, cujo contributo tem-se refletido no desenvolvimento sustentável do setor e no talento dos Alumni. Com uma aposta na humanização e em práticas inovadoras, a sua estratégia será sempre estimular a paixão e a criatividade do/e para o setor.

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, uma das 12 Escolas do Turismo de Portugal, está instalada num edifício histórico da cidade de Setúbal, o antigo Quartel do 11, contribuindo para responder às necessidades atuais de qualificação do setor do turismo, nomeadamente na região da Península de Setúbal. Oferece Cursos Profissionais com Dupla Certificação (acesso 9.º ano) e Cursos de Especialização Tecnológica (acesso 12.º ano) nas áreas de cozinha/pastelaria, restauração e bebidas, gestão hoteleira e alojamento e turismo de natureza e aventura, bem como formação executiva para os profissionais do setor. Nas suas instalações dispõe de infraestruturas de formação técnico-prática, incluindo um Hotel e um Restaurante de aplicação – 11 Hotel School e Restaurante O Quartel, abertos ao público.

Mais sobre Cozinha e Pastelaria Vegan

A alimentação vegetal chegou para ficar! Estamos a falar do futuro da alimentação, mas mais do que isso, estamos a falar do presente e da oportunidade de acompanhar o crescimento das dietas vegetais e assim conquistar novos clientes.

27% da população mundial segue uma dieta de base vegetal. De acordo com a consultora Lantern, em Portugal, no final de 2021 12% dos portugueses eram já veganos, vegetarianos ou flexitarianos e esta percentagem tem vindo a crescer todos os anos. Isto significa que cerca de 1.5 milhões de portugueses esperam encontrar opções vegetais nos restaurantes e cafés que visitam. Adicionalmente, entre a população que segue dietas omnívoras, vemos uma abertura cada vez maior a experimentar opções vegetais e a reduzir o consumo de lacticínios, enchidos e carnes vermelhas.

Cerca de 50% das decisões sobre onde comer são tomadas pelas pessoas com restrições alimentares. Veganos, vegetarianos, intolerantes à lactose ou ao glúten e as suas famílias e amigos optam por restaurantes com opções na carta que possam alimentar todos os elementos do grupo, pelo que ao não ter uma opção sem lactose, glúten ou derivados animais, arrisca-se a perder uma proporção considerável de negócio.
Saiba como fazer o seu negócio crescer com a tendência veggie.

Os lacticínios e respetivas alternativas são um dos grupos alimentares com maior penetração nos restaurantes e lares portugueses. A versatilidade, sabor e textura do queijo, manteiga e natas aporta riqueza aos pratos e permite aos Chefs e Pasteleiros entregar pratos com sabores e texturas complexas.
Saiba tudo sobre as vantagens das alternativas vegetais às natas no site oficial Violife Professional.

Concurso de Cozinha Vegan

Quer receber um KIT de Produtos Violife?