Existem duas Equipas Competição Culinária ACPP
Uma júnior (com jovens até aos 25 anos) e uma sénior (a partir dos 25 anos).
As regras de participação nas competições internacionais de culinária ditam a separação por idades, separando assim os níveis de exigência. Numa equipa júnior os cozinheiros são ainda muito jovens, com uma preparação num estado evolutivo e, muitas vezes, ainda a terminar os cursos de cozinha. Numa equipa sénior, espera-se que os cozinheiros tenham já uma preparação diferente, assim como experiência e maturidade como profissionais. Os critérios de avaliação nas provas de competição são distintos.
Atualmente, está a ser criada uma nova equipa Júnior e as candidaturas estão abertas!
Assim, Portugal tem também duas equipas. A equipa sénior, que conta com seis elementos, é orientada pelo Chef Celso Padeiro. A equipa júnior tem à frente o Chef Jorge Fernandes. Atualmente, já existe uma base na equipa Júnior vinda das últimas Olimpíadas de Culinária, onde conquistaram uma medalha de Prata e uma medalha de Bronze para Portugal, mas é necessário adicionar mais talento, pois estes elementos já não poderão ir ás próximas Olimpíadas em 2024 por excederem a idade regulamentar.
AS CANDIDATURAS ESTÃO ABERTAS!
Se nasceste após 19 de novembro de 1997 está é a tua oportunidade de fazer parte desta equipa única em Portugal, envia o teu CV o mais detalhado possível para jorge.fernandes@acpp.pt até 20 de fevereiro 2022.
Sobre as Equipas de Competição ACPP
As Equipas Competição Culinária ACPP surgiram pela primeira vez em 1992. Um grupo de Chefes portugueses tomava a iniciativa de se juntar e levar Portugal à maior competição de culinária do mundo: as Olimpíadas de Culinária, realizadas na Alemanha. A tradição portuguesa era assim levada ao mundo das competições, surgindo entre dezenas de outros países. Portugal juntava-se a várias culturas e histórias, juntas por uma mesma razão: a cozinha de alta competição.
A perfeição, o rigor e a técnica, aliadas ao sabor, aroma e brilho. Ainda que com nenhuma experiência, os primeiros chefs portugueses arrancavam no mundo da competição.
Hoje, 30 anos depois, houve uma evolução, aprenderam-se novas técnicas, apreendeu-se o ambiente de competição e as suas regras. E, quase duas décadas depois, Portugal continua a estar anualmente representado nos concursos internacionais.
Ao longo dos últimos 30 anos os patrocinadores das Equipas Competição Culinária ACPP MAKRO PORTUGAL , UNILEVER FOOD SOLUTIONS , Xpepper e Seafood from Norway acompanham este projecto, apoios sem os quais seria impossível levar Portugal às maiores competições de culinária do mundo.
Em 2020 Estugarda foi a cidade anfitriã das olimpíadas de culinária, mais de 50 países participaram.
Portugal esteve representado com as duas equipas, sénior e júnior, a equipa sénior, conta com nove elementos, é orientada pelo Chefe Celso Padeiro. A equipa júnior tem à frente o Chefe Jorge Fernandes e conta com onze elementos.
Mais de 2.000 chefs de 59 países, preparam mais de 7000 menus para enfrentar a maior competição de Culinária Global. A salas de exposição de Estugarda transformaram-se no maior restaurante do mundo.
Deixe o seu comentário