Portugal conquista cinco medalhas de prata no Global Chefs Challenge 2023, destacando-se em três categorias.

Portugal conquista cinco medalhas de prata no Global Chefs Challenge 2023
Portugal conquista cinco medalhas de prata no Global Chefs Challenge 2023
Portugal conquista cinco medalhas de prata no Global Chefs Challenge 2023

A seleção nacional de cozinha conquistou cinco medalhas de prata na competição Global Chefs Challenge 2023. O evento decorreu na cidade italiana de Rimini, e contou com a participação de cozinheiros de todo o mundo. O evento é considerado uma das competições mais prestigiadas no mundo da gastronomia.

Na categoria Global Chefs Challenge, Portugal foi representado pelos chefs Hélio Gonçalves e Mariana Barroso, que se destacaram com uma apresentação criativa e saborosa. A dupla portuguesa conquistou uma medalha de prata nesta categoria, demonstrando a qualidade e a originalidade da cozinha portuguesa.

Já na categoria Global Vegan Chefs Challenge, os chefs portugueses Tomás Pereira e Daniel Passos impressionaram o júri com uma receita inovadora e saudável, foi a primeira vez que esta categoria esteve presente na competição mundial de cozinha. Com esta performance, a dupla também arrecadou uma medalha de prata para Portugal.

Na competição Global Young Chefs Challenge, foi a vez do chef João Duarte brilhar. Embora já tenha participado em competições internacionais, esta foi a sua primeira vez a competir em prova individual. o chef português mostrou a sua técnica e criatividade e conquistou uma medalha de prata.

Além dos talentosos chefs, a equipa portuguesa contou com mentores igualmente talentosos. Os Chefs Carlos Madeira e Paulo Pinto foram os principais mentores da equipa, liderando com excelência e orientando os chefs em cada prova. A sua experiência e conhecimento foram fundamentais para o desempenho da equipa portuguesa.

Apesar de não estar presente, o Chef Jorge Fernandes, Capitão de Equipa, contribuiu para o sucesso da equipa, enviando inputs e orientações valiosas. A sua presença foi sentida e apreciada por toda a equipa.

Portugal Conquista Medalha de Prata no Global Chefs Challenge

Júris portugueses marcaram presença em várias competições

É importante destacar o papel dos chefs Carlos Madeira e Paulo Pinto, que foram júri em todas as provas, exceto na Global Pastry Chefs Challenge. Apesar de não poderem votar nas provas dos países que representam, os chefs portugueses demonstraram a sua experiência e conhecimento na avaliação dos pratos apresentados.

Portugal conquista medalha de prata na categoria Global Chefs Vegan

Regresso, celebrações e visita a Florença

Após o fim das provas, a seleção portuguesa teve tempo para celebrar e conhecer a cidade de Rimini. Hoje, a seleção fará uma pequena visita à cidade de Florença, com almoço marcado para as 13h. A equipa chegará ao Aeroporto de Lisboa pelas 21h15 de hoje.

Esta foi uma grande conquista para a seleção nacional de cozinha, que mostrou mais uma vez a sua qualidade e criatividade. Parabéns a todos os cozinheiros e júris que representaram Portugal nesta competição mundial de cozinha.

Ao longo dos últimos 30 anos os patrocinadores oficiais das Equipas de Competição Culinária ACPP, MAKRO PORTUGAL ,UNILEVER FOOD SOLUTIONSXpepper Seafood from Norway fazem acontecer! Sem eles não seria possível levar Portugal às maiores competições de culinária do mundo.

O Global Chef Challenge 2023 conta também com o apoio da UPfield Professional, parceiro ACPP focada em alimentação de base vegetal, na competição Global Vegan Chefs Challenge.

Arroz Bom Sucesso, Orivarzea,  apoia também participação da seleção das quinas na competição.

patrocínios equipas

Equipa de Competição Culinária ACPP

Elementos da Equipa

Chef Jorge Fernandes  | Capitão da equipa Júnior

Idade: 36 anos
Natural de Lisboa
Hobbie:
Viajar e Lego

Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola hotelaria e Turismo de Lisboa.

Experiência:

Estagiou no Hotel Lapa Palace com o Chef  Franco Louise, no Hotel Tivoli Lisboa com o Chef Santos. Ingressou nas equipas de competição em 2006 como júnior, em 2008 numa participação individual , obteve o 3 lugar na competição no DUBAI. De  2010 a 2014 participou na Equipa Sénior. Atualmente é Capitão da equipa júnior, e Chef executivo Grupo memmo.

“Sempre gostei de cozinhar, mas ainda sou do tempo das calças aos quadradinhos”,  ao inicio não me via na Profissão mas entretanto com 15 anos ingressei no curso e a paixão da cozinha falou mais alto. Cozinhar é acima de tudo o amor de dedicamos ao que fazemos.

Jorge Fernandes
Hélio Gonçalves

Chef  Hélio Gonçalves | Sub-Capitão equipa júnior

Idade: 32 anos
Natural de São Jorge de Arroios
Hobbie: Ler, desporto, Natação, Bicicleta e Surf

Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola hotelaria e Turismo Lisboa.

Experiência: Estagiou no Restaurante RIOS com o Chef António Bóia, Estagiou no Hotel Real Palácio com o Chef Celestino Grave, ingressou nas equipas de competição em 2010 e atualmente é adjunto do Chef Jorge Gonçalves na equipa Júnior. É Chef Executivo no  Grupo Sublime

“Não gostava da comida da escola, então pedi a minha mãe para me ensinar a cozinhar, a minha mãe é cozinheira e tem um restaurante cantinho da Maria no Poceirão. Iniciei um curso de artes, mas a paixão pela cozinha falou mais alto e optei pelo curso de cozinha.

Cozinhar é uma forma de expressão, comunicar, partilhar e mostrar um pouco mais de nós.”

Chef Mariana Barroso

Idade: 22 anos
Natural de Almada
Hobbie:
Puzzles, Jardinagem

Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Tecnica e Profissional da Moita, Nível 5 no Instituto Politécnico da Guarda, Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria na ACPP.

Experiência:

Estágio no Restaurante o Bairro, Estágio no Restaurante Belcanto com o Chef Filipe Pina, Estágio no Restaurante Peixaria da Esquina com o  Chef Vitor Sobral, atualmente é cozinheira no Restaurante MEMO no Príncipe Real, com Chef Jorge Fernandes.

“Cozinhar para mim é alegria e felicidade”

Mariana Barros
Marta Nunes

Chef Marta Nunes

Idade: 24 anos
Natural de Palmela
Hobbie: Ler, desenhar e agricultura (na quinta dos avós).

Formação Académica: : 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola hotelaria e turismo setubal, Nível 5 na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Experiência:

Estagiou no Hotel Altis Belém como  Chef João Rodrigues, Estagiou no  L’and Vineyards com o  Chef Laffan , Estagiou no Restaurante Alma, com o Chef Henrique Sá pessoa, trabalhou no Restaurante Tabik com o Chef Rubén Flor, no Bairro Alto hotel com o  Chef Bruno Rocha e no  Sublime Comporta Hotel com o  Chef Hélio Gonçalves, atualmente é cozinheira no Restaurante Boubou’s com a Chef Louise Bourrat.

Participou no Jovem Talento da Gastronomia e posteriormente ingressou na Equipa de Competição Culinária ACPP.

“Gosto do que faço, o gosto e o talento vem do trabalho, quanto mais conhecemos mais desperta o nosso “bichinho” para crescer.”

Chef André Serra

Idade: 24 anos
Natural de Lisboa
Hobbie: Futsal e cozinhar

Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Dona Maria Pia.

Experiência:

Estagiou no Hotel Altis Avenida com o Chef João Correia, no Hotel Altis Belém com o  Chef João Rodrigues e no Restaurante Sala de Corte Chef Luis Gaspar. Ingressou nas equipas de competição em 2019 e atualmente faz parte da equipa júnior. Trabalhou na Sala de corte durante 4 anos, atualmente faz parte da equipa do Chef Jorge Gonçalves como Sub-Chef no Grupo memmo.

“Comecei a trabalhar com 15 anos no restaurante da minha TIA na Graça em Lisboa. Desisti do Curso de Ciências para Ingressar no Curso Cozinha e Pastelaria. Cozinhar é uma profissão onde todos os dias podemos fazer algo diferente.”

André Serra
Tomás Pereira

Chef Tomás Pereira

Idade: 24 anos
Natural de Lisboa
Hobbie: Escutismo

Formação Académica: Curso profissional de cozinha e pastelaria pela escola de hotelaria e turismo do Estoril e licenciado em produção alimentar em restauração pela escola superior de hotelaria e turismo do Estoril.

Experiência: Passou por alguns dos melhores restaurantes e hotéis de Lisboa, como o restaurante Feitoria* (galardoado com uma estrela Michelin), Hotel Ritz Lisboa, Lisboa Marriott Hotel. Trabalhou como Sub-Chef nas empresas de catering “Endógenos” e “ DaCozinha”. Integrou a equipa do restaurante britânico The Fat Duck**, distinguido com três estrelas Michelin, onde trabalhou com o célebre Heston Blumenthal, e também pelo restaurante Norueguês MAAEMO** distinguido com três estrelas Michelin. Destaca também o trabalho  com Chef Pasteleiro Aurélien Rivoire dos restaurantes Alléno Paris** e LÁbysse* e Pavyllon * distinguidos com três, duas e uma estrela Michelin respetivamente. Foi também Chef Executivo do Torel Palace Lisboa(Cave 23 e Terraço 23), e ainda Sub-Chef Executivo do Sheraton Cascais Resort.

Atualmente divide o seu tempo entre vários projetos e consultorias, é também formador de cozinha em diversas escolas de hotelaria e também Chef Executivo do “TheCookLabProject”, projeto que visa a valorização dos produtos e receituário Português através da cozinha molecular, promovendo um consumo saudável e sustentável.
Faz parte das equipas de competição culinária ACPP desde 2019, onde conquistou, juntamente com a sua equipa medalhe de prata e bronze no IKA Culinary Olympics 2020.

“Cozinhar para mim é poder consolidar dois grandes gostos, a ciência e a arte. Cozinhar é a mais pura junção da ciência e da arte, Estou neste ramo porque adoro adrenalina, adoro pressão e principalmente adoro ver as pessoas felizes.” Boa comida, alimenta a alma!

Chef Pedro Leiria

Idade: 22 anos
Natural da Moita
Hobbie: Apaixonado por Futebol, Ler sobre cozinha e NBA.

Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola profissional Moita, Nivel 5 na Escola Hotelaria de Turismo Lisboa.

Experiência:

Estagiou no Hotel Marriott com o Chef Frederic Breitenbucher, no Restaurante Fortaleza Guincho com o  Chef Miguel Rocha Vieira e com o Chef Gil Fernandes, no Restaurante Bica do Sapato com o Chef Henrique Mouro e Pedro Resende Pereira. Começou a trabalhar no Restaurante Frade com Chef Carlos Duarte Afonso, atualmente desempenha funções de cozinheiro no Zum-Zum Gastro bar da Chef Marlene Vieira.

“Cozinhar é adrenalina, mas também, poder partilhar momentos à mesa sobretudo com a família”

Pedro Leiria
João Duarte

Chef João Duarte

Idade: 23 anos
Natural de Benavente
Hobbie: : Exercício Físico, conviver com amigos e Ler.

Formação Académica: : 12º Ano do Curso Profissional Cozinha e Pastelaria na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.

Experiência:

Estagiou no Restaurante Largo com o  Chef Miguel Castro e Silva, no Restaurante Land vineyards com o  Chef Miguel Laffan e no Restaurante Sala de Corte com o  Chef Luis Gaspar. Atualmente desempenha funções de cozinheiro no Restaurante Pica-Pau.

“Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Criar experiências diferentes na cozinha é a melhor forma de dar e receber afetos”

Chef Daniel Passos

Idade: 22 anos
Natural de Lisboa
Hobbies: Passar tempo com amigos, cozinhar e ver filmes de ação.

Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria na escola Maria Amália Vaz de Carvalho, Nivel 5 no curso de gestão e produção de cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Experiência:

Estagiou no Hotel Estoril Palácio, Restaurante Alma com o Chef Henrique Sá pessoa, Restaurante JNCQUIO Asia com o  Chef Mario Esteves e  Chef António Boía. Atualmente desempenha funções de cozinheiro no Restaurante sala de corte.

“O maior prazer de cozinhar é a possibilidade da partilhar com os outros”

Daniel Passos
Gonçalo Vicente

Chef Gonçalo Vicente

Idade: 23 anos
Natural de Lisboa
Hobbie: : Exercício Físico, conviver com amigos e Ler.

Formação Académica: : 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Dona Maria Pia.

Experiência:

Estagiou no Hotel Epic Sana com Chef Paulo Soares e no  Hotel D. Pedro com o Chef Gil Martins. Trabalhou no Pestana Palace com o Chef Pedro Marques. Atualmente desempenha funções de cozinheiro no  Restaurante JNCQUOI Avenida com o Chef António Bóia.

“Sempre gostei de cozinhar, mas após a experiência do Pestana Palace foi quando senti que Cozinhar é como fazer magia, quero ser Cozinheiro para toda a vida”.

Chef Tiago Silva

Apoia os elementos da equipa júnior na transição para a equipa sénior.

Idade: 25 anos
Natural de Amadora
Hobbies:
Fazer Caminhadas, Desporto Futebol.

Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Hotelaria e Turismo de Lisboa, Nível 5 Escola Hotelaria e Turismo Portalegre.

Experiência:

Estagiou nos  Hoteis Olissipo Oriente, Hotel Trip Oriente Chef Isac Cunha, Hotel de Lake Resort Chef Luis Correia.

Trabalhou no Restaurante Largo Chef Louis Anges, no Restaurante Maria Pia Chef Pedro Mendes, Restaurante Iberostar Chef Jorge Fernandes.

Atualmente desempenha funções de cozinheiro no Sublime da Comporta com o Chef Hélio Gonçalves.

“O maior prazer de cozinhar é a possibilidade da partilhar com os outros”

Tiago