Equipas Competição culinária acpp

De 30 de maio a 2 de junho de 2022 realiza-se em Abu Dhabi o congresso mundial de chefes de cozinha.

O primeiro Congresso Worldchefs contou com a presença de 65 delegados de 17 países. Foi nesse congresso que August Escoffier foi nomeado presidente honorário. Uma tradição marcante desde seu início em 1928, o Worldchefs Congress & Expo foi organizado em 38 cidades até hoje

Hoje, o Worldchefs Congress & Expo reúne um corpo global de mais de 5000 profissionais de hotelaria, representando 110 associações nacionais de chefs de todo o mundo. Neste evento de escala mundial é onde definimos o caminho a seguir nos anos seguintes, como competições, as regras dos concursos, alterações a fazer na WACS, entre muito outros assuntos de relevo mundial na área da gastronomia.

É sem dúvida muito importante estar presente, para ter uma palavra a dizer sobre o futuro.

No evento em Abu Dhabi irá decorrer também, a final do concurso Global Chef, do qual faremos parte da composição do Júri.

Equipas Competição Culinária ACPP 2022

Expogast coloca a gastronomia no centro das atenções

Em novembro de 2022 realiza-se a EXPOGAST, pioneira da gastronomia internacional para profissionais de cozinha, a Expogast realiza-se de 4 em 4 anos. Um intenso programa de 5 dias, exclusivo para especialistas.

Este evento culinário vai encantar os seus convidados com um ambiente festivo, cozinha inovadora e competições gastronômicas emocionantes

Duas provas com novidades sugeridas por Portugal

 A competição mudou de formato este ano, após vários anos de sugestão por parte da ACPP, a qual se juntaram outras Associações de Cozinha no sentido de mudar a prova

de buffet frio de exposição, para um buffet que todo ele fosse “para comer”. Finalmente o objetivo foi conseguido, esta nova abordagem visa o não desperdício de comida, tendo em conta acima de tudo a sustentabilidade.

Será um grande desafio, pois agora não conta para classificação, a parte de técnica de gelatinagem e de conservação da comida para exposição, mas sim comida sempre bem confecionada, bem temperada, e com técnicas perfeitas de trabalho.

A outra prova mantém-se, o menu para 110 pessoas todo cozinhado ao vivo, sendo feito o serviço a carta, como normalmente estamos habituados nos restaurantes, tudo tem de ser feito e preparado na cozinha durante 5 horas.

Equipas Competição Culinária ACPP
Equipas Competição Culinária ACPP

Já estamos a treinar com vista a competição do Luxemburgo

A motivação é grande, pois começamos com bastante antecedência a criar e trabalhar em novos pratos inovadores mantendo o toque da gastronomia tradicional portuguesa.

Num ano particularmente difícil devido à pandemia, conseguimos manter o desejo e vontade de continuar a trabalhar para poder participar nas maiores e mais reconhecidas competições de gastronomia mundiais.

Esta será mais uma competição com um grande desafio, que nos honra e motiva muito. Gostaríamos de deixar um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, pois sem eles não seria possível levar, e elevar o nome de Portugal e da gastronomia portuguesa, nas maiores competições culinárias no mundo.