Alunos do Curso Cozinha Japonesa ACPP receberam Diplomas reconhecidos pelo Governo Japonês
Decorreu no passado dia 20 de fevereiro a Cerimónia de entrega de diplomas aos finalistas do Curso Cozinha Japonesa.
A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência, o Embaixador do Japão em Portugal Ushio Shigeru e o Presidente da Escola Tokyo College of Sushi and Washoku Professor Masaru Watanabe.
Os formandos do curso Cozinha Japonesa prestaram provas perante avaliadores provenientes do Japão, Professor Watanabe Sensei , Chef Hasegawa Sensei e Chef Mito Ikemiizu. O resultado não poderia ter sido mais positivo, todos os alunos superaram com êxito as exigentes provas e receberam o tão almejado diploma das mãos de Sua Excelência o embaixador do Japão em Portugal Ushio Shigeru.
Pela primeira vez na Europa um curso de Gastronomia Japonesa é reconhecido pelo Governo Japonês, o reconhecimento que tem por base o protocolo entre a ACPP e a Tokyo College of Sushi and Washoku (TCSW) assinado no final de 2018, e oficializado em Lisboa a 16 de abril, 2019.
Pela primeira vez na Europa um curso de Gastronomia Japonesa é reconhecido pelo Governo Japonês, o reconhecimento que tem por base o protocolo entre a ACPP e a Tokyo College of Sushi and Washoku (TCSW) assinado no final de 2018, e oficializado em Lisboa a 16 de abril, 2019.
O protocolo permitiu a harmonização dos conteúdos programáticos das duas instituições de ensino, resultando num renovado programa de formação de especialização em Cozinha Japonesa, bem como a padronização das regras de avaliação e formação do corpo docente. O Curso de Cozinha Japonesa tem como coordenadora Dra. Maria João Caldeira, Coordenador Técnico Chef Miguel Bértolo.
A harmonização de conteúdos e técnicas utilizadas passou também pela alteração das infraestruturas de cozinha na ACPP, realizadas no ano 2019, por forma a respeitar os elevados padrões da Escola Nipónica.
O programa de formação é composto por dois cursos, sendo o segundo o mais exigente, mais direcionado para profissionais e que vai abrir anualmente, com a duração de um semestre, dividido em dois módulos, a decorrer entre setembro e março, e que terá a capacidade que neste momento têm as cozinhas disponíveis na ACPP, ou seja, não mais do que 15 alunos por curso.
Chefs de Cozinha Japonesa
O nível mais avançado de formação vai permitir aos profissionais que já trabalham na área e que estejam interessados na formação inscreverem-se só no 2.º módulo, mas para terem a possibilidade de obter um diploma reconhecido pelo ensino japonês vão ter que prestar provas para entrar ‘a meio’ do curso. E tornarão a prestar provas no final, perante avaliadores provenientes do Japão.
Os cursos abrem em Portugal, mas por serem únicos na Europa estão já de olhos postos nos alunos estrangeiros que possam captar em Espanha, França, Bélgica e Holanda, mercados com muita procura de mão-de-obra especializada em cozinha tradicional japonesa e aos quais as escolas no Japão não estão a conseguir dar resposta.
A Cerimónia teve o apoio da Cercial especialistas na distribuição de Vinhos e da Montiqueijo, produtos lácteos, especializada na produção de queijos de vaca.
Deixe o seu comentário