Curso Chef Cozinha (Gestão)
3,350.00€
O Objetivo desta autêntica TOOLBOX de Gestão de Cozinha é fornecer meios eficazes e operacionais de comunicação e gestão entre os diversos quadros (Diretores F&B e Direção de hotel e CEO), promovendo uma gestão de custos eficaz, uma comunicação alinhada com os objetivos definidos, uma gestão de pessoal focada nas pessoas.
Metodologia de Ensino: E-learning (online)
Curso Ministrado em Parceria com ECPA
Informações detalhadas
Conteúdos Introdução à Gestão de Alimentação e Bebidas
Lúcia Marques
I. O papel da gestão de alimentação e bebidas-F&B
▪ O que é a gestão de F&B?
▪ Qual o seu papel e importância?
▪ Quais as suas características?
▪ O departamento de F&B no contexto hoteleiro
▪ Estrutura do departamento de F&B
▪ Qual o papel de um director de F&B?
▪ A interacção do departamento de F&B com as restantes áreas e secções
II. Compras e aprovisionamento
1. Compras
▪ Qual o papel do responsável de compras?
▪ Definição de procedimentos
▪ Ferramentas de gestão
▪ Escolha de fornecedores
▪ Processo de encomendas
2. Aprovisionamento
▪ Recepção e verificação de mercadorias
▪ Controlo de registo
▪ Distribuição
▪ Economato
▪ Gestão do armazenamento
▪ Higiene e controlo
III. Controlo (4 horas)
1. Definição de standards
▪ Standards de compras
▪ Standards de produção
2. Elaboração de custos
▪ Estrutura de controlo
▪ Mercadorias consumidas vs mercadorias vendidas
▪ Custo por ponto de venda
▪ Rácios
3. Análise de custos
▪ Diários e acumulados
▪ Optimização da gestão
IV. Desafio
Os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a apresentar o seu restaurante, descrevendo o
produto, desenhando a estrutura e definindo standards. Trabalho em formato de power point,
mínimo 10 slides, máximo 15.
V. Apresentação de trabalhos
Apresentação dos trabalhos para a turma.
VI. Engenharia de menus
1. O menu é um cartão de visita
▪ Famílias de produtos
▪ Desenho de carta
2. Análise de menus
▪ Lei de Omnes
▪ Lei de Hurst & Smith
VII. Desafio
Com base no negócio desenhado no primeiro desafio, os alunos terão de desenhar o seu menu,
respeitando os princípios da engenharia de menus.
VIII. Apresentação de trabalho
Apresentação dos trabalhos para a turma.
IX. Orçamentação
1. O que considerar?
▪ Receitas
▪ Custos de F&B
▪ Custos de staff
▪ Custos de operação
2. Como definir um orçamento?
▪ Custos & margem
X. Desafio
Qual a viabilidade do nosso negócio? Considerando os negócios desenhados, os alunos vão projectar
o seu orçamento. Trabalho apresentado em excel.
XI. Apresentação de trabalho
Apresentação dos trabalhos para a turma.
XII. Gestão e Controlo de Bar
▪ Princípios da gestão de um bar
▪ Facturação
▪ Inventários
▪ Fichas técnicas
Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.
Conteúdos Gestão de Pessoas e Liderança
Chef Ricardo Mourão
Conteúdos HACCP + Segurança na Cozinha
Ricardo Mourão
– Introdução ao sistema HACCP
– Tipos de perigos nos alimentos
– Pré-requiitos do HACCP
– Noções de higiene
– Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
– Etapas de aplicação do sistema
Conteúdos Marketing
Introdução ao Marketing
I. Fundamentos do Marketing –
1. O que é o marketing
▪ O que é o marketing e o que não é marketing
2. Quais as funções do marketing
▪ Para que serve o marketing? O que mudou?
3. Conceitos base
▪ Necessidade, desejo e procura
▪ Público-alvo, segmentação, posicionamento
▪ Oferta e marca
▪ Valor e satisfação
▪ Canais de distribuição, venda e comunicação
▪ Concorrência
▪ Actores e envolvente
4. O marketing mix
▪ Os P’s
II. O marketing de serviços e a restauração
1. O que é um serviço
▪ O que é e o que engloba um serviço
▪ As indústrias no sector de serviços
▪ Características e desafios
▪ O marketing mix dos serviços
2. Classificação de serviços
▪ A importância da classificação
▪ Como classificar
3. As tecnologias nos serviços
▪ Qual o impacto?
4. O serviço da restauração
▪ Encenação – ambiente, actores, standards, público-alvo
III. Criação e desenvolvimento de serviços
1. Planear
▪ Definição de objectivos e público-alvo
▪ Identificação de recursos
▪ Análise da concorrência▪ Definição da composição do serviço: base, adicionais, entrega e pós-venda
IV. Desafio
Os alunos recebem um briefing de um cliente com a seguinte informação:
✓ Necessidade de redefinir um restaurante que apresenta maus resultados
✓ Informação sobre o que se passa actualmente no restaurante – procura, serviço e cliente
✓ Localização onde está inserido
✓ Concorrência do restaurante – quais os restaurantes que o rodeiam e o que oferecem
✓ Caracterização do potencial cliente e envolvente
Com os conceitos adquiridos, os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a fazer a seguinte proposta:
Definição de nova oferta:
✓ Tipo de cozinha com sugestão de carta
✓ Intervalo de preços
✓ Posicionamento
✓ Canais de venda e comunicação
V. Apresentação de trabalhos
Na última aula os alunos apresentam o trabalho lançado pelo desafio em formato de powerpoint, com um mínimo 10 slides, máximo 15.
Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.
Conteúdos Marketing Digital na Restauração
Luis Matias
Conteúdos Organização de Eventos
Chef António Bóia
Metodologia de Ensino: E-learning (online)
Data: 27 Outubro 2025 a 17 Março 2026
Ferias Natal – 19 de Dezembro a 4 Janeiro 2026
Horário: 19/22h – 2ª a 5ª feira
Gestão de F&B na Cozinha ( 20 Horas ) – 7 dias
Gestão de Pessoas e Liderança ( 36 Horas ) – 12 dias
Nutrição e Dietética (21 Horas ) – 7 dias
HACCP + Segurança na Cozinha (21 Horas) – 7 dias
Marketing Digital (21 Horas) – 7 dias
Tecnologias da Restauração (21 Horas) – 7 dias
Organização de Eventos (12 Horas) – 4 dias
Aprovisionamento de Stocks, Fichas Técnicas, Cartas e Menus (24 Horas) – 8 dias
Sustentabilidade (15h) – 5 dias
Avaliação Final – 3h – Apresentação do Trabalho Final
Total Aulas –212h
191h – aulas via Zoom
+ 18h para fazerem trabalhos (6 dias * 3 h = 18 h)
+ 3h Apresentação Trabalho Final – Via Zoom
Valor Total (Pronto Pagamento) = 3.350€
Valor (Parcelas) – 3550€
Inscrição – 887,50€ + 3* Parcelas 887,50€
Público em geral interessado em adquirir conhecimentos na área da cozinha e pastelaria profissional num espaço temporal reduzido, com Chefs Profissionais
Profissionais da área que queiram evoluir na carreira
Profissionais no ativo, com necessidades Formativas de base profissional e certificação
Profissionais que gostem da área de cozinha e que queiram mudar de profissão
Requisitos Mínimos:
Dois anos de Experiência de Cozinha/Pastelaria Comprovados (documento entidade empregadora)
ou
Curso Profissional Cozinha e Pastelaria ACPP + 1 ano Experiência Profissional Comprovada (documento entidade empregadora)
ou
Curso Profissional Cozinha e Pastelaria de outras entidades + 2 anos experiência cozinha Comprovados (documento entidade empregadora)
A Inscrição no Curso Intensivo Cozinha e Pastelaria é Exclusiva On-line, a garantia de participação implica o pagamento Mínimo de 50% do Valor do Curso
Tipos de Pagamento/Garantia de Vaga
Pagamento Total: A sua vaga é imediatamente garantida
DEVOLUÇÃO PAGAMENTO EM CASO DE CANCELAMENTO:
– Cancelamento por parte da ACPP
Em caso de não realização do curso por algum impedimento por parte da ACPP os prazos de devolução do valor da inscrição:
Pagamentos por paypal : até 2 dias úteis
Pagamentos por transferência bancária: até 7 dias úteis
– Cancelamento por parte do Aluno
Em caso de Cancelamento de Participação por parte do aluno:
– Poderá optar por utilizar o valor numa próxima edição ou outro curso
– Indicar (por escrito) outro Participante no curso
– Os valores Pagos não serão devolvidos em Caso de Desistência do Aluno
– Situação Excecional COVID-19
– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.
– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.
– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.
– Situação Excecional COVID-19
– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.
– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.
– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.
Equipa Formativa
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Representação nacional e internacional
A ACPP representa cozinheiros e pasteleiros em Portugal e no mundo.
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Cursos com certificação reconhecida e aprendizagem prática com chefs experientes.
Flexibilidade no Pagamento
Várias opções de pagamento para facilitar o acesso à formação profissional.
Oportunidades de Carreira
Ligação direta ao mercado de trabalho com estágios e parcerias estratégicas.