Curso Chef Cozinha (Gestão)
3,350.00€
O Objetivo desta autêntica TOOLBOX de Gestão de Cozinha é fornecer meios eficazes e operacionais de comunicação e gestão entre os diversos quadros (Diretores F&B e Direção de hotel e CEO), promovendo uma gestão de custos eficaz, uma comunicação alinhada com os objetivos definidos, uma gestão de pessoal focada nas pessoas.
Metodologia de Ensino: E-learning (online)
Curso Ministrado em Parceria com ECPA
Informações detalhadas
Conteúdos Introdução à Gestão de Alimentação e Bebidas
Lúcia Marques
I. O papel da gestão de alimentação e bebidas-F&B
O que é a gestão de F&B?
Qual o seu papel e importância?
Quais as suas características?
O departamento de F&B no contexto hoteleiro
Estrutura do departamento de F&B
Qual o papel de um director de F&B?
A interacção do departamento de F&B com as restantes áreas e secções
II. Compras e aprovisionamento
1. Compras
Qual o papel do responsável de compras?
Definição de procedimentos
Ferramentas de gestão
Escolha de fornecedores
Processo de encomendas
2. Aprovisionamento
Recepção e verificação de mercadorias
Controlo de registo
Distribuição
Economato
Gestão do armazenamento
Higiene e controlo
III. Controlo (4 horas)
1. Definição de standards
Standards de compras
Standards de produção
2. Elaboração de custos
Estrutura de controlo
Mercadorias consumidas vs mercadorias vendidas
Custo por ponto de venda
Rácios
3. Análise de custos
Diários e acumulados
Optimização da gestão
IV. Desafio
Os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a apresentar o seu restaurante, descrevendo o
produto, desenhando a estrutura e definindo standards. Trabalho em formato de power point,
mínimo 10 slides, máximo 15.
V. Apresentação de trabalhos
Apresentação dos trabalhos para a turma.
VI. Engenharia de menus
1. O menu é um cartão de visita
Famílias de produtos
Desenho de carta
2. Análise de menus
Lei de Omnes
Lei de Hurst & Smith
VII. Desafio
Com base no negócio desenhado no primeiro desafio, os alunos terão de desenhar o seu menu,
respeitando os princípios da engenharia de menus.
VIII. Apresentação de trabalho
Apresentação dos trabalhos para a turma.
IX. Orçamentação
1. O que considerar?
Receitas
Custos de F&B
Custos de staff
Custos de operação
2. Como definir um orçamento?
Custos & margem
X. Desafio
Qual a viabilidade do nosso negócio? Considerando os negócios desenhados, os alunos vão projectar
o seu orçamento. Trabalho apresentado em excel.
XI. Apresentação de trabalho
Apresentação dos trabalhos para a turma.
XII. Gestão e Controlo de Bar
Princípios da gestão de um bar
Facturação
Inventários
Fichas técnicas
Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.
Conteúdos Gestão de Pessoas e Liderança
Chef Ricardo Mourão
Conteúdos HACCP + Segurança na Cozinha
Ricardo Mourão
– Introdução ao sistema HACCP
– Tipos de perigos nos alimentos
– Pré-requiitos do HACCP
– Noções de higiene
– Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
– Etapas de aplicação do sistema
Conteúdos Marketing
Introdução ao Marketing
I. Fundamentos do Marketing –
1. O que é o marketing
O que é o marketing e o que não é marketing
2. Quais as funções do marketing
Para que serve o marketing? O que mudou?
3. Conceitos base
Necessidade, desejo e procura
Público-alvo, segmentação, posicionamento
Oferta e marca
Valor e satisfação
Canais de distribuição, venda e comunicação
Concorrência
Actores e envolvente
4. O marketing mix
Os P’s
II. O marketing de serviços e a restauração
1. O que é um serviço
O que é e o que engloba um serviço
As indústrias no sector de serviços
Características e desafios
O marketing mix dos serviços
2. Classificação de serviços
A importância da classificação
Como classificar
3. As tecnologias nos serviços
Qual o impacto?
4. O serviço da restauração
Encenação – ambiente, actores, standards, público-alvo
III. Criação e desenvolvimento de serviços
1. Planear
Definição de objectivos e público-alvo
Identificação de recursos
Análise da concorrência Definição da composição do serviço: base, adicionais, entrega e pós-venda
IV. Desafio
Os alunos recebem um briefing de um cliente com a seguinte informação:
✓ Necessidade de redefinir um restaurante que apresenta maus resultados
✓ Informação sobre o que se passa actualmente no restaurante – procura, serviço e cliente
✓ Localização onde está inserido
✓ Concorrência do restaurante – quais os restaurantes que o rodeiam e o que oferecem
✓ Caracterização do potencial cliente e envolvente
Com os conceitos adquiridos, os alunos, em grupos de 2 elementos, são desafiados a fazer a seguinte proposta:
Definição de nova oferta:
✓ Tipo de cozinha com sugestão de carta
✓ Intervalo de preços
✓ Posicionamento
✓ Canais de venda e comunicação
V. Apresentação de trabalhos
Na última aula os alunos apresentam o trabalho lançado pelo desafio em formato de powerpoint, com um mínimo 10 slides, máximo 15.
Todo o módulo é ilustrado com exemplos práticos do dia-a-dia e da restauração de forma a que os conceitos sejam mais facilmente interpretados e gerando alguma dinâmica na aquisição de conhecimento.
Conteúdos Marketing Digital na Restauração
Luis Matias
Conteúdos Organização de Eventos
Chef António Bóia
Metodologia de Ensino: E-learning (online)
Data: 26 janeiro 2026
Horário: 19/22h – 2ª a 5ª feira
Gestão de F&B na Cozinha ( 20 Horas ) – 7 dias
Gestão de Pessoas e Liderança ( 36 Horas ) – 12 dias
Nutrição e Dietética (21 Horas ) – 7 dias
HACCP + Segurança na Cozinha (21 Horas) – 7 dias
Marketing Digital (21 Horas) – 7 dias
Tecnologias da Restauração (21 Horas) – 7 dias
Organização de Eventos (12 Horas) – 4 dias
Aprovisionamento de Stocks, Fichas Técnicas, Cartas e Menus (24 Horas) – 8 dias
Sustentabilidade (15h) – 5 dias
Avaliação Final – 3h – Apresentação do Trabalho Final
Total Aulas –212h
191h – aulas via Zoom
+ 18h para fazerem trabalhos (6 dias * 3 h = 18 h)
+ 3h Apresentação Trabalho Final – Via Zoom
Valor Total (Pronto Pagamento) = 3.350€
Valor (Parcelas) – 3550€
Inscrição – 887,50€ + 3* Parcelas 887,50€
Público em geral interessado em adquirir conhecimentos na área da cozinha e pastelaria profissional num espaço temporal reduzido, com Chefs Profissionais
Profissionais da área que queiram evoluir na carreira
Profissionais no ativo, com necessidades Formativas de base profissional e certificação
Profissionais que gostem da área de cozinha e que queiram mudar de profissão
Requisitos Mínimos:
Dois anos de Experiência de Cozinha/Pastelaria Comprovados (documento entidade empregadora)
ou
Curso Profissional Cozinha e Pastelaria ACPP + 1 ano Experiência Profissional Comprovada (documento entidade empregadora)
ou
Curso Profissional Cozinha e Pastelaria de outras entidades + 2 anos experiência cozinha Comprovados (documento entidade empregadora)
A Inscrição no Curso Intensivo Cozinha e Pastelaria é Exclusiva On-line, a garantia de participação implica o pagamento Mínimo de 50% do Valor do Curso
Tipos de Pagamento/Garantia de Vaga
Pagamento Total: A sua vaga é imediatamente garantida
DEVOLUÇÃO PAGAMENTO EM CASO DE CANCELAMENTO:
– Cancelamento por parte da ACPP
Em caso de não realização do curso por algum impedimento por parte da ACPP os prazos de devolução do valor da inscrição:
Pagamentos por paypal : até 2 dias úteis
Pagamentos por transferência bancária: até 7 dias úteis
– Cancelamento por parte do Aluno
Em caso de Cancelamento de Participação por parte do aluno:
– Poderá optar por utilizar o valor numa próxima edição ou outro curso
– Indicar (por escrito) outro Participante no curso
– Os valores Pagos não serão devolvidos em Caso de Desistência do Aluno
– Situação Excecional COVID-19
– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.
– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.
– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.
– Situação Excecional COVID-19
– Durante o período de confinamento em que não seja possivel aulas presenciais, a ACPP garante as aulas em regime online, síncronas e assíncronas.
– As aulas presenciais serão repostas na totalidade assim que exista essa possibilidade.
– Para manter a inscrição e assistir a todas as aulas (presenciais e online) é obrigatório o Pagamento de todas as prestações.
Equipa Formativa
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A ACPP representa cozinheiros e pasteleiros em Portugal e no mundo.
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Várias opções de pagamento para facilitar o acesso à formação profissional.
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Ligação direta ao mercado de trabalho com estágios e parcerias estratégicas.