Certificação ACPP

 

Certificação ACPP

Programa de Certificação

A Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal solicitou o contributo de vários Cozinheiros e Pasteleiros de diferentes partes de Portugal para definir as aptidões e competências necessárias para desenvolver um programa de Certificação baseado nas necessidades do Mercado de Trabalho.

Durante o ano 2017 estará apenas disponível para formandos que frequentam formação na ACPP sendo posteriormente alargada a todos os profissionais de cozinha.
Esta certificação de Cozinheiro e Pasteleiro tem como objetivo principal avaliar as competências dos futuros profissionais de Cozinha e Pastelaria dando aos Empregadores garantia de Recursos Humanos mais competentes.

A maioria destas aptidões e competências de conhecimentos serão testadas num exame teórico e prático.

Os candidatos são incentivados a estudar e a praticar estas aptidões e competências antes de realizarem qualquer um dos exames.

A ACPP terá á disposição dos candidatos em formato digital um pequeno Manual sobre as matérias a avaliar e com alguns exemplos de perguntas tipo.

Os Candidatos á Certificação devem ter no mínimo 1 ano de experiência na Profissão ou terem um Certificado de Formação Profissional no mínimo de 500h que pode ser Teórico/Prático e/ou em Contexto Trabalho.

Valor dos Exames:

Teórico: 50 €
Prático: 100 €

Todos os Candidatos à Certificação que sejam Sócios da ACPP têm direito a um desconto de 20% em cada exame.
Para realizar o exame prático o candidato terá que ter no exame Teórico mais de 75% das respostas validadas.
A Avaliação do Exame Prático será composta por um Júri (Chefs de Cozinha e Pastelaria) nomeados pela ACPP.