Seleção nacional de Cozinha no Culinary World Cup 2022
De 26 a 30 de novembro de 2022, o Luxemburgo será a cidade anfitriã do “Villeroy & Boch Culinary World Cup”.
A “Villeroy & Boch Culinary World Cup” é um dos maiores e mais conhecidos concursos culinários do mundo. De 26 a 30 de novembro, 15 seleções nacionais séniores e 15 seleções nacionais juniores vão participar nas duas categorias de competição. Outras 15 equipas de “Catering Comunitário” também estarão a competir pelo título.
Portugal estará representado com a Equipa Júnior de Competição Culinária ACPP, que conta com oito elementos, sob orientação do Chef Jorge Fernandes (Capitão de Equipa) e Chef Hélio Gonçalves (Sub-Capitão).
Os elementos que vão representar as cores nacionais são: Mariana Barroso, Marta Nunes, Daniel Passos, Gonçalo Vicente, João Duarte, Pedro Leiria, André Serra e Tomás Pereira. Da comitiva nacional fazem ainda parte, o Chef Carlos Madeira e Chef Paulo Pinto em representação da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, e o Chef Tiago Silva, que irá apoiar os elementos da equipa júnior na transição para a equipa sénior.
As equipas competirão em cinco dias e produzirão menus de três pratos numa das oito cozinhas montadas para a competição.
Ao longo dos últimos 30 anos os patrocinadores das Equipas Competição Culinária ACPP MAKRO PORTUGAL , UNILEVER FOOD SOLUTIONS, Xpepper e Seafood from Norway acompanham este projecto, apoios sem os quais seria impossível levar Portugal às maiores competições de culinária do mundo.
Todos podem desfrutar dos pratos da competição!
Como conceito único no mundo, os visitantes também podem degustar os pratos da competição no famoso “Restaurante das Nações”. O menu das equipa da quinas esgotou 2 horas depois de estar disponível online, no site oficial EXPOGAST . As equipas vão cozinhar, sem nunca saber se esse prato será avaliado por um júri de 70 especialistas em gastronomia internacional.
Para o público, esta é uma garantia do mais alto nível qualidade imaginável e a chance de degustar pratos de todos os continentes preparados pelos melhores chefs.
Cada prato é uma competição!
Equipa de Competição Culinária ACPP
Os Menus da competição
Menu Restaurante das nações
Entrada
Robalo assado com molho beurre blanc e caviar, Tártaro de robalo com aipo e malagueta, Croquete de ameijoa á Bulhão Pato com maionese coentros.
Prato principal
Lombinho borrego assado, Terrina de batata e trufa, Perna de borrego estufada com legumes, Molho Moscatel com fígados.
Sobremesa
Tiramisú cremoso, Bolo quente de chocolate e avelã, Gelado de avelã e molho toffee.
PARTICIPAÇÃO EQUIPA JUNIOR
No dia 28 de Novembro a equipa nacional entra em ação com o Menu “Chefs Table“.
No dia 30 de Novembro fará a preparação do menu “Restaurante das Nações”.
Portugal irá competir com 14 países, nos dias 28 e 30 de novembro entram nas cozinhas de competição, as seleções de Portugal, Canada e México.
Menu Chefs Table
Finger Foods
Frios
– Panna cotta de queijo cabra com alperce e avelã
– Terrina de foie gras, Pão de especiarias e vinho do Porto
Quentes
– Vieira com cenoura, laranja e caviar
– Croquete de borrego, Ras el Hanout e geleia hortelã
Travessa
– Terrina de Lavagante e aneto, Brioche com legumes e trufa, Chutney de kumquats
– Espadarte fumado com tinta de choco, Tartelete de beterraba e laranja, Espuma de ostra, Salada verde e rebentos.
Prato Principal
Entrecôte maturado assado, Mil folhas de cogumelos, Alcatra a baixa temperatura com carvão, Souflé de espargos, Molho bearnês
Sobremesa
Bolo quente de especiarias, Parfait de maçã e citronela, Gelado de toucinho do céu.
As Equipas Competição Culinária ACPP surgiram pela primeira vez em 1992. Um grupo de Chefes portugueses tomava a iniciativa de se juntar e levar Portugal à maior competição de culinária do mundo: as Olimpíadas de Culinária, realizadas na Alemanha. A tradição portuguesa era assim levada ao mundo das competições, surgindo entre dezenas de outros países. Portugal juntava-se a várias culturas e histórias, juntas por uma mesma razão: a cozinha de alta competição.
Existem duas Equipas Competição Culinária ACPP, uma júnior (com jovens até aos 25 anos) e uma sénior (a partir dos 25 anos). As regras de participação nas competições internacionais de culinária ditam a separação por idades, separando assim os níveis de exigência. Numa equipa júnior os cozinheiros são ainda muito jovens, com uma preparação num estado evolutivo e, muitas vezes, ainda a terminar os cursos de cozinha.
Elementos da Equipa
Chef Jorge Fernandes | Capitão da equipa Júnior
Idade: 36 anos
Natural de Lisboa
Hobbie: Viajar e Lego
Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola hotelaria e Turismo de Lisboa.
Experiência:
Estagiou no Hotel Lapa Palace com o Chef Franco Louise, no Hotel Tivoli Lisboa com o Chef Santos. Ingressou nas equipas de competição em 2006 como júnior, em 2008 numa participação individual , obteve o 3 lugar na competição no DUBAI. De 2010 a 2014 participou na Equipa Sénior. Atualmente é Capitão da equipa júnior, e Chef executivo Grupo memmo.
“Sempre gostei de cozinhar, mas ainda sou do tempo das calças aos quadradinhos”, ao inicio não me via na Profissão mas entretanto com 15 anos ingressei no curso e a paixão da cozinha falou mais alto. Cozinhar é acima de tudo o amor de dedicamos ao que fazemos.
Chef Hélio Gonçalves | Sub-Capitão equipa júnior
Idade: 32 anos
Natural de São Jorge de Arroios
Hobbie: Ler, desporto, Natação, Bicicleta e Surf
Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola hotelaria e Turismo Lisboa.
Experiência: Estagiou no Restaurante RIOS com o Chef António Bóia, Estagiou no Hotel Real Palácio com o Chef Celestino Grave, ingressou nas equipas de competição em 2010 e atualmente é adjunto do Chef Jorge Gonçalves na equipa Júnior. É Chef Executivo no Grupo Sublime
“Não gostava da comida da escola, então pedi a minha mãe para me ensinar a cozinhar, a minha mãe é cozinheira e tem um restaurante cantinho da Maria no Poceirão. Iniciei um curso de artes, mas a paixão pela cozinha falou mais alto e optei pelo curso de cozinha.
Cozinhar é uma forma de expressão, comunicar, partilhar e mostrar um pouco mais de nós.”
Chef Mariana Barroso
Idade: 22 anos
Natural de Almada
Hobbie: Puzzles, Jardinagem
Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Tecnica e Profissional da Moita, Nível 5 no Instituto Politécnico da Guarda, Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria na ACPP.
Experiência:
Estágio no Restaurante o Bairro, Estágio no Restaurante Belcanto com o Chef Filipe Pina, Estágio no Restaurante Peixaria da Esquina com o Chef Vitor Sobral, atualmente é cozinheira no Restaurante MEMO no Príncipe Real, com Chef Jorge Fernandes.
“Cozinhar para mim é alegria e felicidade”
Chef Marta Nunes
Idade: 24 anos
Natural de Palmela
Hobbie: Ler, desenhar e agricultura (na quinta dos avós).
Formação Académica: : 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola hotelaria e turismo setubal, Nível 5 na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Experiência:
Estagiou no Hotel Altis Belém como Chef João Rodrigues, Estagiou no L’and Vineyards com o Chef Laffan , Estagiou no Restaurante Alma, com o Chef Henrique Sá pessoa, trabalhou no Restaurante Tabik com o Chef Rubén Flor, no Bairro Alto hotel com o Chef Bruno Rocha e no Sublime Comporta Hotel com o Chef Hélio Gonçalves, atualmente é cozinheira no Restaurante Boubou’s com a Chef Louise Bourrat.
Participou no Jovem Talento da Gastronomia e posteriormente ingressou na Equipa de Competição Culinária ACPP.
“Gosto do que faço, o gosto e o talento vem do trabalho, quanto mais conhecemos mais desperta o nosso “bichinho” para crescer.”
Chef André Serra
Idade: 24 anos
Natural de Lisboa
Hobbie: Futsal e cozinhar
Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Dona Maria Pia.
Experiência:
Estagiou no Hotel Altis Avenida com o Chef João Correia, no Hotel Altis Belém com o Chef João Rodrigues e no Restaurante Sala de Corte Chef Luis Gaspar. Ingressou nas equipas de competição em 2019 e atualmente faz parte da equipa júnior. Trabalhou na Sala de corte durante 4 anos, atualmente faz parte da equipa do Chef Jorge Gonçalves como Sub-Chef no Grupo memmo.
“Comecei a trabalhar com 15 anos no restaurante da minha TIA na Graça em Lisboa. Desisti do Curso de Ciências para Ingressar no Curso Cozinha e Pastelaria. Cozinhar é uma profissão onde todos os dias podemos fazer algo diferente.”
Chef Tomás Pereira
Idade: 24 anos
Natural de Lisboa
Hobbie: Escutismo
Formação Académica: Curso profissional de cozinha e pastelaria pela escola de hotelaria e turismo do Estoril e licenciado em produção alimentar em restauração pela escola superior de hotelaria e turismo do Estoril.
Experiência: Passou por alguns dos melhores restaurantes e hotéis de Lisboa, como o restaurante Feitoria* (galardoado com uma estrela Michelin), Hotel Ritz Lisboa, Lisboa Marriott Hotel. Trabalhou como Sub-Chef nas empresas de catering “Endógenos” e “ DaCozinha”. Integrou a equipa do restaurante britânico The Fat Duck**, distinguido com três estrelas Michelin, onde trabalhou com o célebre Heston Blumenthal, e também pelo restaurante Norueguês MAAEMO** distinguido com três estrelas Michelin. Destaca também o trabalho com Chef Pasteleiro Aurélien Rivoire dos restaurantes Alléno Paris** e LÁbysse* e Pavyllon * distinguidos com três, duas e uma estrela Michelin respetivamente. Foi também Chef Executivo do Torel Palace Lisboa(Cave 23 e Terraço 23), e ainda Sub-Chef Executivo do Sheraton Cascais Resort.
Atualmente divide o seu tempo entre vários projetos e consultorias, é também formador de cozinha em diversas escolas de hotelaria e também Chef Executivo do “TheCookLabProject”, projeto que visa a valorização dos produtos e receituário Português através da cozinha molecular, promovendo um consumo saudável e sustentável.
Faz parte das equipas de competição culinária ACPP desde 2019, onde conquistou, juntamente com a sua equipa medalhe de prata e bronze no IKA Culinary Olympics 2020.
“Cozinhar para mim é poder consolidar dois grandes gostos, a ciência e a arte. Cozinhar é a mais pura junção da ciência e da arte, Estou neste ramo porque adoro adrenalina, adoro pressão e principalmente adoro ver as pessoas felizes.” Boa comida, alimenta a alma!
Chef Pedro Leiria
Idade: 22 anos
Natural da Moita
Hobbie: Apaixonado por Futebol, Ler sobre cozinha e NBA.
Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola profissional Moita, Nivel 5 na Escola Hotelaria de Turismo Lisboa.
Experiência:
Estagiou no Hotel Marriott com o Chef Frederic Breitenbucher, no Restaurante Fortaleza Guincho com o Chef Miguel Rocha Vieira e com o Chef Gil Fernandes, no Restaurante Bica do Sapato com o Chef Henrique Mouro e Pedro Resende Pereira. Começou a trabalhar no Restaurante Frade com Chef Carlos Duarte Afonso, atualmente desempenha funções de cozinheiro no Zum-Zum Gastro bar da Chef Marlene Vieira.
“Cozinhar é adrenalina, mas também, poder partilhar momentos à mesa sobretudo com a família”
Chef João Duarte
Idade: 23 anos
Natural de Benavente
Hobbie: : Exercício Físico, conviver com amigos e Ler.
Formação Académica: : 12º Ano do Curso Profissional Cozinha e Pastelaria na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.
Experiência:
Estagiou no Restaurante Largo com o Chef Miguel Castro e Silva, no Restaurante Land vineyards com o Chef Miguel Laffan e no Restaurante Sala de Corte com o Chef Luis Gaspar. Atualmente desempenha funções de cozinheiro no Restaurante Pica-Pau.
“Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Criar experiências diferentes na cozinha é a melhor forma de dar e receber afetos”
Chef Daniel Passos
Idade: 22 anos
Natural de Lisboa
Hobbies: Passar tempo com amigos, cozinhar e ver filmes de ação.
Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria na escola Maria Amália Vaz de Carvalho, Nivel 5 no curso de gestão e produção de cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
Experiência:
Estagiou no Hotel Estoril Palácio, Restaurante Alma com o Chef Henrique Sá pessoa, Restaurante JNCQUIO Asia com o Chef Mario Esteves e Chef António Boía. Atualmente desempenha funções de cozinheiro no Restaurante sala de corte.
“O maior prazer de cozinhar é a possibilidade da partilhar com os outros”
Chef Gonçalo Vicente
Idade: 23 anos
Natural de Lisboa
Hobbie: : Exercício Físico, conviver com amigos e Ler.
Formação Académica: : 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Dona Maria Pia.
Experiência:
Estagiou no Hotel Epic Sana com Chef Paulo Soares e no Hotel D. Pedro com o Chef Gil Martins. Trabalhou no Pestana Palace com o Chef Pedro Marques. Atualmente desempenha funções de cozinheiro no Restaurante JNCQUOI Avenida com o Chef António Bóia.
“Sempre gostei de cozinhar, mas após a experiência do Pestana Palace foi quando senti que Cozinhar é como fazer magia, quero ser Cozinheiro para toda a vida”.
Chef Tiago Silva
Apoia os elementos da equipa júnior na transição para a equipa sénior.
Idade: 25 anos
Natural de Amadora
Hobbies: Fazer Caminhadas, Desporto Futebol.
Formação Académica: 12º Ano Curso Profissional Cozinha e Pastelaria escola Hotelaria e Turismo de Lisboa, Nível 5 Escola Hotelaria e Turismo Portalegre.
Experiência:
Estagiou nos Hoteis Olissipo Oriente, Hotel Trip Oriente Chef Isac Cunha, Hotel de Lake Resort Chef Luis Correia.
Trabalhou no Restaurante Largo Chef Louis Anges, no Restaurante Maria Pia Chef Pedro Mendes, Restaurante Iberostar Chef Jorge Fernandes.
Atualmente desempenha funções de cozinheiro no Sublime da Comporta com o Chef Hélio Gonçalves.
“O maior prazer de cozinhar é a possibilidade da partilhar com os outros”
Deixe o seu comentário