Curso Cozinha e Pastelaria Essencial ou Fundamental?

Iniciou Curso Cozinha e Pastelaria Essencial na ACPP, tem como objetivo dotar os formandos das bases de cozinha e pastelaria associado a um saber teórico/pratico. Este curso aposta numa formação de 80% de aulas práticas com vários formadores nas diversas abordagens temáticas.

Mas afinal o que são as bases de cozinha? São efectivamente necessárias?

Muitas vezes somos confrontados com formandos que se questionam sobre o melhor curso a frequentar pois já cozinham em casa e por esse motivo dominam as bases de cozinha.

Conforme refere Chef LAURENT SUAUDEAU no livro CARTAS A UM JOVEM CHEF “ na gastronomia o aprendiz precisa de conhecer as bases de cozinha clássica e treinar, exercitar, conhecer as técnicas em profundidade até estar imbuído dos conceitos transmitidos a muitas gerações. Ai poderá trabalhar os ingredientes, descobrir as suas particularidades e ser realmente um grande cozinheiro. As bases da cozinha clássica são fundamentais para qualquer profissional por mais moderna que seja a sua culinária, entre as bases estão corte de legumes, as formas de cucsão dos alimentos, o que conduz também ao arsenal do cozinheiro.”

A atual edição do Curso Cozinha e Pastelaria Essencial iniciou com os Chef Gil Mourão e Genoveva Rivera precisamente nas Bases fundamentais de Cozinha.

Aulas de Cortes de Legumes e Técnicas de Cucsão de Alimentos são o início da etapa na cozinha depois da necessária introdução teórica.

Será que domina as Bases de Cozinha e Pastelaria?

“Se a gente quer saber se a pessoa sabe trabalhar, basta pedir-lhe para picar salsa. A maioria não passa no teste e o pior é que muitos ficam bravos ao serem advertidos pois acham que já sabem cozinhar, que sabem fazer tal e tal molho. Outro teste é mandar costurar uma ave, brider como se diz em francês. Pouca gente sabe. Costurar um pato é diferente de costurar um frango pois os pontos estratégicos variam de uma ave para outra.” Refere o Chef LAURENT SUAUDEAU no livro CARTAS A UM JOVEM CHEF.

No grupo que atualmente se encontra a frequentar o Curso Cozinha e Pastelaria Essencial encontramos formandos que já trabalham na área da restauração e outros para os quais a cozinha é um espaço totalmente novo, para todos a mesma premissa “As Bases de Cozinha São Fundamentais”.

Segundo LAURENT SUAUDEAU

Segundo Chef LAURENT SUAUDEAU “Jamais se pode cortar alguma coisa em cima de outra e deve-se limpar antes a tabua. Da mesma forma não se deve descascar sobre a tábua. Ao fazer isso, invade-se o espaço destinado a cortar. É preciso ter á disposição uma vasilha, ou uma pequena tigela para deixar as cascas sem sujar o espaço para cortar. São métodos importantes para a organização do trabalho.”

 

Bibliografia: CARTAS A UM JOVEM CHEF por LAURENT SUAUDEAU

[srizonfbalbum id=11]