Os Formandos do Curso Intensivo de Cozinha aceitaram o desafio, Missão Cumprida!

O desafio a Natureza do Arroz lançou o mote, os formandos do Curso Intensivo Cozinha foram desafiados a confecionar um prato criativo de Arroz. Jairo Cadar Ormezzino formando do Curso Profissional de Sushi foi o Anfitrião da Noite!

Composta por 17 elementos (15 dos quais participaram no Desafio) quase no fim do seu percurso formativo, a turma curso intensivo de cozinha demonstrou todas as técnicas e saberes adquiridos, postos à prova numa escolha rigorosa baseada em 10 critérios previamente estabelecidos.

O Júri da prova foi composto pelo Presidente Chef Tomasz Bazyl, Chef Gil Mourão e Jorge Parreira Director Comunicação e Marketing da Orivárzea.

A apresentação dos pratos aos elementos do Júri constitui um momento de grande nervosismo, contudo todos os pratos foram alvo de críticas construtivas transmitidas de forma directa a todos os participantes, o balanço foi uma aprendizagem ainda mais rica e repleta de novas abordagens.

Nem sempre é fácil trabalhar em equipa. Por vezes, os conflitos de opiniões ou a incapacidade de partilhar ideias podem diminuir o desempenho do grupo contudo não foi o caso nesta turma que soube lidar com a pressão do desafio, conseguiram atingir o fim a que se propuseram e adquirir novos conhecimentos, esta iniciativa permitiu acima de tudo fomentar o espírito de entreajuda porque acabam por se gerar relações de confiança, flexibilidade e desenvolvimento de objetivos e expectativas.

Testemunhos

Num momento de partilha antes da atribuição dos prémios Rui Sousa refere ” Conseguimos um bom nível de qualidade, fiquei surpreendido pela aposta de alguns colegas”. Marina Magalhães enaltece o espírito de grupo mesmo em ambiente de competição ” fiquei muito feliz pois terminamos como uma turma, muito unidos e a torcer uns pelos outros”, para  Clarissa Batista o progresso na aprendizagem é motivo de orgulho ” muitos de nós quando entramos não sabíamos cozinhar e hoje apresentamos pratos lindos, estou muito orgulhosa”. Elizabeth Martins conclui este momento com um palavra para todos os Chefs que acompanharam o grupo nesta jornada formativa ” Chef Gil Mourão, Chef Genoveva Rivera, Chef Laura Neves, Chef Maria Urmal sem vocês nós não seriamos hoje quem somos”.

Para o Chef Tomasz Bazyl “todos fizeram um bom prato, todos conseguiram, ser cozinheiro é como correr uma maratona é preciso muito tempo de preparação, por vezes temos muita vontade mas.. faltam as pernas”.

Jorge Parreira revela “todos os pratos foram muito bons e bem confeccionados o arroz foi muito bem tratado, conseguiu sempre ser o destaque do prato”

Coordenadora de formação na ACPP Drª Maria João Caldeira frisou a importância destes momentos “um grande desafio, com a participação em massa dos nossos alunos, uma tarde maravilhosa com grandes sabores e grandes aromas, este desafio não é para testar os alunos mas sim para os valorizar”

Jairo Cadar Ormezzino anfitrião do evento e formando curso Profissional Suchi Nível l e Nível ll fala da sua experiência no Desafio Suchi Challenge realizado no passado mês de Dezembro na ACPP ” foi uma experiência ímpar, todos os alunos deviam passar por isto, foi uma experiência muito boa”

Classificação

Os Pratos vencedores, no primeiro lugar Arroz preto com Bacalhau e uma crosta de amêndoas confecionado por Elizabeth Martins, no segundo lugar Arroz tropical com camarões e abacaxi confecionado por, Marina Magalhães e em terceiro lugar um Arroz doce com farinha de bolota confeccionado por Rui laranjeira.

Formandos e Pratos Apresentados:

[column_content type=”one_third”]
Ana Chindombé – Arroz de Cenoura com Cerveja e Corações de Galinha

António Ribeiro – Risotto de Cogumelos

Bruno Alves – Arroz de Polvo

Clarissa Batista – Risotto de Beterraba com Queijo Fresco de Cabra

Cristiane Coimbra – Risotto de Camarão com coentros num Leite de Coco

[/column_content]

[column_content type=”one_third”]
Elizabeth Martins – Arroz negro com Bacalhau e uma crosta de amêndoas

Hélder Bastos – Beringela Recheada com Segredos de Arroz

João Santos – Arroz Camarão

Leonel Loff – Arroz de Bacalhau

Marina Magalhães – Arroz Tropical com Camarões e Abacaxi

[/column_content]

[column_content type=”one_third_last”]
Pedro Nunes – Risotto de Bacalhau

Ricardo Carreira – Arroz Cremoso de Beterraba

Rui Laranjeira – Arroz doce Com Farinha de Bolota

Nuno Franco – Arroz de bacon com Carne de Porco e Molho barbecue

Thaís de Melo – Cubinhos de Arroz Recheados com Mozarella acompanhados por chutney de tomate

[/column_content]

[yotuwp type=”playlist” id=”PLqbIzstgRmjqmLxhkGHp774QEJ54UWRn3″ ]

Momentos 

[yotuwp type=”videos” id=”QL65RMWhF_8,GVoK0t0OkxM,xcYbEVZrWIQ,MNdB80u6piU,Bc-SrVOOWIw,-Y6xL8WLfcQ,IEE92ap57J0,X3qZDVco3AI,M_STTV_z_gw” ]

Galeria Imagens

[srizonfbalbum id=8]